O Vírus do Papiloma Humano (HPV) é uma das infeções de transmissão sexual mais comuns a nível mundial.
Estima-se que 80% das mulheres e dos homens têm contacto com o vírus em alguma fase da sua vida.
A maioria das situações não resulta em problemas mais graves e regridem espontaneamente. Contudo, se o sistema imunitário está mais vulnerável pode tornar-se uma infeção persistente e causar cancro do colo do útero.
O cancro do colo do útero, é o segundo tipo de cancro mais frequente na mulher em todo o mundo. Aproximadamente 100% dos casos de cancro do colo do útero estão relacionados com infeção por HPV. A evolução para cancro do colo do útero é muito lenta e, geralmente, assintomática
A forma mais fácil de diagnosticar é através do exame citológico (Teste Papanicolau). A realização regular deste teste ajuda a identificar alterações precoces das células do colo, permitindo o seu tratamento e vigilância.
As mulheres devem ir a uma consulta de ginecologia anualmente, mesmo as que fizeram a vacina contra o HPV devem também continuar a realizar as suas citologias.
O Hospital Particular - Grupo Saúde tem ao seu dispor uma equipa de Ginecologistas altamente qualificados e disponíveis para esclarecer todas as questões sobre esta patologia.