A miopia afeta 20% a 30% da população mundial e, em muitos casos, manifesta-se na infância e na adolescência.
A miopia é um erro refrativo do globo
ocular em que as imagens são focadas à frente da retina, o que faz com que a informação transmitida ao cérebro não esteja correta. As imagens
mais distantes parecem desfocadas. Quanto mais acentuada é a miopia, menor é a
distância necessária para ver nitidamente.
A miopia pode ser facilmente corrigida através do uso de óculos ou lentes de contacto, que permitem que as imagens que observamos sejam corretamente focadas na retina. As lentes podem ser usadas a partir dos 15/16 anos – até esta idade recomenda-se o uso de óculos – desde que sejam cumpridas as regras de higiene e utilização (à noite devem ser sempre retiradas, entre outras recomendações) e sempre que não haja contraindicações, como falta de lágrima ou a existências de alergias. É importante que exista um acompanhamento médico regular que permita monitorizar eventuais problemas.
Há vários sinais que indicam a existência de miopia, sendo estes mais ou menos acentuados consoante o grau da miopia, medido em dioptrias. São eles:
Nas crianças, é importante ter em atenção os seguintes sinais:
No Hospital Particular - Grupo Saúde, tem ao seu dispor uma vasta equipa de oftalmologia, capaz de responder a todas as suas dúvidas.