Cólicas do Bebé

É uma dor provocada pela pressão que os gases resultantes da fermentação do leite exercem nas paredes do intestino. 

O lactente parece ter fome, mas não se acalma com o alimento.

As cólicas não se associam a vómitos, diarreia ou febre.

Se alimentado ao seio materno a correção da técnica de alimentação para que o bebé engula pouco ar e esvazie totalmente o seio, pode ser uma solução. É de notar que a amamentação está a ser feita de forma correta se as bochechas do bebé ficarem arredondadas e se o ouvir a deglutir.

Caso a alimentação seja feita de forma "artificial", será necessário verificar o tamanho da tetina e certificar-se que o leite sai lentamente, tal como a posição do biberão (deverá estar posicionado verticalmente). Depois da alimentação concluída, deverá colocar o bebé a arrotar durante o período de 10 minutos.

O que fazer, caso a listagem acima não suceder melhorias?

  • Não perder a calma;
  • Massajar a barriga do bebé, com a palma das mãos quentes, em movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio, pressionando levemente (ver abaixo mais detalhes);
  • Agarrar os pés do bebé e fazer os movimentos da bicicleta.


Como fazer a massagem:

  1. Deslize a palma das suas mãos, uma seguida da outra, de cima para baixo e da direita para a esquerda (de frente para o bebé da sua esquerda para a direita). Deve repetir este movimento pelo menos três vezes.
  2. Segure as pernas do bebé pelos tornozelos e, com os joelhos juntos, pressione-os suavemente contra a barriga. Mantenha esta pressão aproximadamente durante cinco segundos. Alivie a pressão exercida e a posição das pernas, esticando-as, e volte a repetir várias vezes.
  3. Segure os tornozelos do bebé e dobre-lhe um joelho sobre o abdómen e endireite-lhe a perna, repita o movimento com a outra perna, como se estivesse a andar de bicicleta lenta e ritmicamente.
  4. Com a mão esquerda desenhe um círculo completo no sentido dos ponteiros do relógio à volta do umbigo, sem levantar a mão da barriga do bebé. Quando a mão esquerda está na região inferior do abdómen, a mão direita desenha um semicírculo (das 9h às 6h) na mesma direção. Faça este movimento várias vezes.
  5. Repita o movimento de dobrar as pernas.


Nota:

Para que as mãos escorreguem suavemente, sem atrito e sem desconforto para o bebé, utilize preferencialmente um óleo vegetal (óleo de amêndoas doces, camomila ou semente de uva) ou creme hidratante. Deve aplicá-lo e esfregá-lo nas suas mãos antes de iniciar a massagem.

Cólicas