Pós - Covid

A infeção pelo SARS-CoV-2 ou COVID-19 pode causar sintomas que perduram no tempo, eventualmente causados por sequelas da fase aguda da doença.

Desde de abril de 2021, o Hospital Particular – Grupo Saúde, possui uma consulta especializada na avaliação e tratamento de doentes com história de infeção por SARS-CoV-2, realizada pela Dr.ª. Bárbara Lima Gomes, médica de Medicina Geral e Familiar.

Quem beneficia com a Consulta de Avaliação Pós COVID-19?

A infeção pelo SARS-CoV-2 ou COVID-19 pode causar sintomas que perduram no tempo, eventualmente causados por sequelas da fase aguda da doença.

Independentemente da gravidade da doença aguda, mais de 66% dos infetados apresentam alterações clínicas a médio e longo prazo. Estas alterações são mais frequentes e graves nos casos de doença aguda severa, mas ocorrem também nos doentes que tiveram sintomas ligeiros. Quando adequadamente valorizadas as queixas e estabelecida uma terapêutica adequada, os sintomas podem ser minimizados e a doença curada.

O cansaço fácil, as palpitações, a falta de ar, a perda de olfato e/ou paladar, as alterações de memória e de humor (ansiedade/depressão) são alguns exemplos de sintomas persistentes que carecem de tratamento e reabilitação.

 

O que é a Consulta de Avaliação Pós COVID-19?

A consulta de avaliação Pós COVID-19, tem como objetivo a identificação das complicações que possam ocorrer após infeção causada pelo coronavírus e propor medidas terapêuticas com o fim de promover a recuperação total do doente. O diagnostico e tratamento envolve, por vezes, o apoio de várias especialidades.

 
Quando agendar uma consulta?

A altura adequada para avaliar a presença de alterações e potenciais problemas com necessidade de reabilitação, independentemente da gravidade e forma de apresentação clínica inicial, é cerca das 4 a 8 semanas após a doença aguda.

Pós - Covid