Reabilitação Neurológica

Reabilitação Neurológica, é uma área específica da fisioterapia, que é também conhecida por abordagem segundo o Conceito de Bobath.

Trata-se de um método de avaliação e intervenção centrada no indivíduo, em que este é envolvido ativamente no seu processo de recuperação, e onde o objetivo é potenciar a aprendizagem motora e restaurar a função.

Esta intervenção destina-se a todas as pessoas que apresentem alterações da função e do movimento devido a uma lesão do Sistema Nervoso, tais como:


       Acidente Vascular Cerebral (AVC)

       Traumatismo Crânio Encefálicos (TCE)

       Lesões vertebro-medulares (LVM)

       Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

       Esclerose Múltipla

       Doença de Parkinson

       Doença de Alzheimer

       Paralisia Cerebral

       Neuropatias

       Paralisia Facial

 

Na reabilitação neuromotora selecionam-se as melhores estratégias e procedimentos de intervenção para cada indivíduo, de forma a promover a reorganização neural, e assim potenciar a funcionalidade, independência e autonomia em diferentes atividades do dia-a-dia. 

Estas condições clínicas originam muitas vezes dificuldades motoras, mas também cognitivas, sensoriais e comunicativas, entre outras.

O Hospital Particular - Grupo Saúde integra na sua equipa fisioterapeutas especialistas em Fisioterapia Neurológica, com conhecimentos atualizados em neuroanatomia, neurofisiologia e neurociência, que são capazes de elaborar um raciocínio clínico adequado tendo por base a análise do movimento humano.  

Reabilitação Neurológica