Menopausa

A menopausa é a altura da vida da mulher em que desaparecem os períodos menstruais. 

Os ovários cessam a sua atividade e deixam de produzir hormonas (estrogénios e progesterona). Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos (a idade média é 51). Na transição, a mulher pode ter irregularidades ou falhas menstruais.

Algumas mulheres entram na menopausa sem sintomas. Contudo, muitas têm um ou mais dos seguintes sintomas: 

  • Afrontamentos, 
  • Suores noturnos, 
  • Distúrbios do sono, 
  • Secura vaginal/disfunções sexuais, 
  • Depressão/Ansiedade
  • Problemas de concentração/memória. 

Se esses sintomas condicionarem a sua qualidade de vida ou rotina, a mulher deve procurar aconselhamento médico.

Além disso, outras situações frequentes nesta faixa etária devem motivar observação médica, como as hemorragias vaginais frequentes, abundantes ou fora dos períodos menstruais, assim como uma hemorragia vaginal de novo após um período de ausência menstrual de pelo menos 1 ano.

O potencial de engravidar existe enquanto a mulher menstrua, mesmo que de forma irregular, pelo que a discussão da contraceção também é importante nesta fase.

Uma vez estabelecida a menopausa, há terapêuticas que podem ajudar a aliviar os sintomas associados, nomeadamente as hormonas (estrogénios) e alguns antidepressivos (mesmo em mulheres não deprimidas). Também se poderá optar por “tratamentos naturais”, devendo, também, essa opção ser discutida com o seu médico. Para proteção óssea, a ingestão de suplementos de cálcio e vitamina D, assim como a prática de exercício físico, terão também um efeito adjuvante.

Melhore a sua qualidade de vida e previna complicações, expondo ao seu médico todas as suas queixas e dúvidas e discutindo com ele as opções terapêuticas disponíveis e adequadas ao seu caso.


-Dr.ª Ana Rita Neiva-

Menopausa